Chegamos ao FIM do Orkut.

Calma, o Google não se cansou do Sr. Orkut Buyukkokten e resolveu acabar com a maior invenção da internet dos últimos quatro anos e muito menos foi obrigado a encerrar as suas atividades por alguma liminar ou vitória na justiça.

O fim do Orkut [em uma opinião bem pessoal] se deve a uma questão bem mais simples e até de fácil entendimento por todos, a qual vou explicar a partir de agora.

O Orkut é uma rede social criada em 19 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus usuários a criar novas amizades e manter relacionamentos. Seu nome vem do projetista chefe, o tal Buyukkokten já mencionado acima.

Mas peraí, não é uma rede social que visa criar novas amizades? Então me respondam como que você vai criar novas amizades se as pessoas bloquearam recados [deixar um recado quando add é primordial], fotos [como você vai saber se o perfil é fake ou não?], depoimentos [a pessoa é legal? bom, não vai dar pra saber sem ver isso] e os pobres vídeos, cuja a maioria que é postada no orkut são clipes ou vídeos de conteúdo cômico.

Hoje o Orkut ganhou um carater profissional e já perdeu a cara de rede de relacionamento. Os critérios mudaram e hoje, o orkut é tão ou mais seleto que o MSN ou o número de seu celular. Poucos tem acesso a você.

Não vou entrar em discussão sobre motivações, pois cada um tem seus motivos e não cabe a ninguém julgá-los. Existem pessoas que tem suas fotos copiadas por terceiros, existem pessoas que visualizam todos os scraps dos outros antes que os próprios possam ver. Só que todo mundo que tem um perfil por lá desde 2004 estava TOTALMENTE ciente de que era uma rede de relacionamento, que estas coisas poderiam acontecer e de que, principalmente, existem pessoas que não sabem usar as coisas para o seu próprio bem.

As inovações do orkut podem sim ajudar a combater tudo isso, só que as mesmas inovações estão acabando com o princípio básico do orkut, que é conhecer novas pessoas e, porque não, fuçar por aí. Ou vai me dizer que algum usuário do orkut NUNCA fuçou o perfil de alguém?!

O orkut pode ainda ser útil pra muita gente ou até mesmo importante, só que nós usuários estamos o matando aos poucos. Primeiro foi a idéia de se apagar todos os scraps, agora o bloqueio de fotos, vídeos, recados e depoimentos. Daqui a pouco as pessoas vão poder bloquear as comunidades e não deixar ninguém ver das quais que você faz parte ou até mesmo bloquear o perfil e dizer que só os amigos podem visualizar.

Juro que eu acreditava que a vida útil do orkut seria maior, mas acredito que ele já está agonizando na UTI e a culpa não é totalmente dele, já que bugs, servidores com problema, cópias de conteúdo e outras coisas existem em qualquer lugar. A culpa é nossa e da nossa frescura de não se relacionar com as pessoas ou de não saber dizer: “desculpa, eu não me interessei e não vou add”.

Enquanto isso o orkut vai ficando mais chato, sério e com ares profissionais e até mesmo policiais, já que sempre aparece um processo envolvendo o Google por aí.

Aprendam a usar as coisas meu povo! E isso vale pra todos, desde aqueles que querem privacidade total até aqueles que arrumam confusão e não sabem conviver com as outras pessoas, pois já que é assim, está fazendo o que em uma rede de relacionamento?!

Pensem a respeito e escutem a música abaixo do Dirty Pretty Things chamada “Bang Bang, You’re Dead”

2 Comentários

  1. eu acho que o orkut ja foi bom, ja passou a fase, hoje todo mundo tem orkut e essas mesmas pessoas se excluem em seus”circulos ” de amigos.
    por mim tanto faz acabar com o orkut ou nao.. por que antes do orkut, a gente mechia no msn , ligava pra pessoa, ou ate mesmo ia visitar..hoje em dia nem isso se faz.o orkut afasta as pessoas ou inves de unir.

  2. Creeeeedo amor

    só porque eu fui bloquear tudo no meu ridi..ops..querido orkut
    uiashasihashusa!

    Bom, acho que o site “evoluiu” juntamente com os participantes daquela merda!
    Fiz o orkut em 2004, quando tinha o convite pra entrar e hoje já não existe mais isso!
    Era legal, TINHA gente legal por lá… Hoje são raros…

    Hoje é cheio de ninfeta, de fake, de comérico de drogas… o “site de relacionamento” tomou um rumo diferente, e hoje se existem esses meios, de podermos bloquear as coisas, é porque as pessoas “pediram” isso…
    O que tem de roubo de identidade, de brigas, de tudo lá O.o
    E as propagandas de sexo asiuashaiuashuas!

    Infelizmente, eu acho muito certo isso HOJE. Bloquear MESMO! Se fechar dentro do seu “circulo de amigos”.
    E é como eu digo… estamos no Brasil né?!?
    Não podemos esperar muita coisa…

    Beijos amor ♥


Sorry, the comment form is closed at this time.

Comments RSS